RAIO X DA POLITICA: Pré-candidatura em Sitio do Quinto continua indefinida

Em Sitio do quinto, os candidatos que disputarão o cargo político majoritário local em 2012 continuam indefinidos.

De acordo as informações, o atual prefeito, Cleigivaldo (PDT) tem um pequeno problema serio a resolver. Esta sendo pressionado pelo presidente da Câmara Jelson no sentido de indicar logo o seu vice na chapa e ou confirmar logo a suspeita de que ele não pode ser o candidato e indicar logo quem será o seu substituto. Porém o povo continua com dúvida devido a não definição dos grupos.



A situação e a pressão pré-convenção

Especula nos bastidores da política sitioquintense que o candidato que será apoiado pelo prefeito caso ele esteja mesmo inelegível será seu primo Marcos Secretário de Transporte. Se essa suspeita se confirmar o bicho vai pegar. Se realmente for Marcos quem será o vice? Os vereadores e os cabos eleitorais irão concordar? E quantos candidatos vão concorrer as eleições?. Essa é a pergunta que o povo faz e continua a duvida.

A coisa tá muito confusa, apesar da falta de chuvas, mas o clima político está bastante nublado, não há certeza de nada e ninguém se arrisca palpitar com convicção devida essas incertezas. É impossível apostar em pré-candidato, principalmente em se tratando do candidato da oposição. É tudo confuso.

Comentam que o candidato que será apoiado pelo atual prefeito, seja mesmo o Secretário Marcos, ou seja, facilmente perderá apoio, por há certa resistência de boa parte da população em não querer mais votar em pessoas que não seja da sede do município.

Em meio a tanto suspense em torno da indicação do vice na chapa da situação, o presidente da Câmara de Vereadores Jelson da Jibóia deu um “Ultimato” ao prefeito Cleigivaldo. Devido a tantas especulações o presidente da Câmara, Jelson pressionou o prefeito e lhe deu um prazo de até o dia 13 próximo para que o prefeito adote outra postura e não faça tanto suspense, até por que os políticos nessa época fazem com que as bolsas de apostas e as especulações giram.

A declaração foi feita um dia após abertura dos festejos de Santo Antonio depois dos boatos que o prefeito ira anunciar o nome do seu vice no dia da alvorada e que já dava como certa a indicação do vereador Jair, ex líder da oposição como seu vice. Mas por algum motivo ainda não revelado o prefeito mudou de idéia e não se pronunciou sobre o assunto. Comentavam que só estava dependendo de um “Sim” do vereador Jair para bater o martelo.

O prefeito em sua falação enfrente a igreja durante a abertura dos festejos juninos, falou que esta muito feliz com a adesão de outras famílias ao grupo, e que segundo ele “... nossa família esta crescendo...”. Neste momento lembrei-me do velho ditado que fala assim “fulano trocou seis por meia dúzia”, mas nesse caso o prefeito troca “seis por doze”, ou seja, troca uma família de 12 pessoas por uma que só tem doze pessoas. Acho que a calculadora do prefeito esta com as teclas trocadas, ele quer somar mas na verdade esta diminuindo.

Após uma reunião em sua residência, onde compareceram alguns dos seus aliados o prefeito adiou o momento de anunciar o nome que irá declinar para o cargo de vice-prefeito, apoiado pelo grupo político do gestor sitioquintense.
Os boatos são fortes por parte do grupo situacionista com relação às atitudes tomada pelo prefeito vem tomando sem uma comunicação com parte do grupo. Na noite anterior Cleigivaldo havia reunido seus correligionários mais chegados e na presença declarou apoio ao primo Marcos com Jair na vice. São comentários.

Agora a divergência fica por conta da família Jibóia que também preiteia a vaga, porem com a decisão do prefeito Cleigivaldo em descartar o apoio a Jelson o qual já garantiu que independente de ser ele ou não o candidato não vai apoiar mais ninguém que não seja da sede do município.

Na corrida sucessória para ocupar o cargo de prefeito, Cleigivaldo pode indicar um desses 4 nomes: o secretário de Transporte, Marcos, o secretária Finanças Marcio, e o vereador e líder do Governo na Câmara, Jelson.

Baseado nas especulações a situação dos nomes apontados como pré-candidatos é incômoda, pois segundo pesquisas internas, Cleigivaldo não consegue transferir votos para os supostos pré-candidato substituto apontado por ele, o que deixa claro, uma rejeição do povo tanto com relação os nomes posto a disposição pelo prefeito Cleigivaldo.

Durante os discursos, ficou claro também, a irritação de boa parte dos seus aliados, formando assim uma grande resistência em torno do futuro candidato a prefeito do grupo político de Cleigivaldo.

A expectativa era muito grande para o anúncio do nome do vice do pré-candidato que seria feito neste dia 01 de junho, mas Cleigivaldo resolveu adiar essa data em virtude da situação não estar definida. Fica, portanto, a população na expectativa de uma nova data para anunciar quem será o vice ou o sucessor do prefeito Cleigivaldo caso se confirme a sua inelegibilidade.

Oposição

Do lado da oposição o bicho também pegou. Sabemos que o vereador Zé de Miranda também deu uma "cutucada" no pré-candidato Antonio Tabaqueiro (PSC) no sentido de acabar com esse suspense e essa angustia da espera. O vereador quer que seu líder político assuma de uma vez por todas que esta inelegível e para de ficar enrolando, empurrando com a barriga até o dia das convenções como fez em 2008 e idique logo quem sera o seu escolhindo para que se tenha uma definição dentro do grupo para que se tenha um rumo a seguir. A pressão pode não ter surtido efeito, mas deixou o "boi bandido" pensativo e preocupado. 

O caso Jair

O vereador Jair tem sido nos últimos dias alvo de especulações em torno do seu destino político em Sitio do quinto. Depois de alguns dias sem se comentar mais nada sobre que pode acontecer com o vereador o nome do vereador volta a ser a bola da vez. Comentam que a pré-candidata Morgana (PSC) retirou sua pré-candidatura para vereadora em apoio ao vereador supracitado. Mas para isso o mesmo teria que permanecer no grupo da oposição, onde deverá nos próximos dias também seguir a posição do seu líder, que afirma que o grupo deverá caminhar unido para que o grupo volte ao poder.


Terceira via

Pelo fato do eleitorado majoritário de Sitio do Quinto estarem indecisos, ver-se a possibilidade de haver campo para uma terceira via. Ontem,  conversei com o vice-prefeito Carlos Reis (PSD), ele não abre mão e vai continua candidato.





A insatisfação

Devido essas indefinições Sitio do Quinto está se encaminhando para um fato historio na historia desse jovem município. É notória a insatisfação e repudio da população em meio a esse “leilão político” que vem acontecendo em sitio do Quinto, não se surpreendam se o número de votos em branco não for bem significativo.

Outro fato que me chama a atenção são os carros plotados de alguns correligionários e cabos eleitorais, até mesmo secretários com os dizeres “Sou + 12” e ou “Agora é 12” sabemos que a maioria irá votar contra quando o prefeito anunciar que ele não pode ser o candidato ou que o vice não seja oriundo do tal grupo Renovação.

A política de Sitio do Quinto virou um tabuleiro de jogo de Dama, as pedras estão na mesa resta saber quem vai mexer com a pedra certa e aplicar um xeque-mate.

É claro que é fácil fazer política, mas quando se tem uma base do que é a coisa, agente fica mais tranqüilo, pois política é como futebol só sabe quem ganha quando o jogo termina, mas não tenho a menor duvida de que muitas águas irão rolar por baixo da ponte da política sitioquintense antes das convenções para as próximas eleições.

Tanto lá como cá, é esperar o dia 30 de junho, quando todos os nomes que concorrerão as eleições municipais deste ano serão definidos, e aí sim, os candidatos poderão ir às ruas disputar voto a voto,  para poder almejar uma vitória no dia 7 de Outubro, e espero que neste dia todos os eleitores votem consciente do que seja melhor para o seu município.

Sitio News/Fotos Carlino Souza

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sei o porque do prefeito ainda estar enganando a população, no que diz respeito a candidatura do mesmo, pois ele não poderá ser candidato, ele está inelegível, Cleigivaldo tem consciência disso, cabe agora a população exercer uma pressão sobre o mesmo no sentido de apoiar logo o seu sucessor, que nada mais justo que Gelson da Jiboia, ele está brincando com as pessoas, afinal, ele pensa que é quem?

Anônimo disse...

O vereador gelson junto com seu grupo trabalhou tanto para Clijivaldo e agara vai ser enganado pelo mesmo.
O prefeito não pode ir para reeleiç~co e quer enganar todo mundo, vai quebrar a cara porque o povo não vai votar em qualquer um,
não pense que o povo continua besta não.

Anônimo disse...

C abeça sem celebro
L imitado
E nrrolado
I nimigo
J ogador ruim
I nocente
V agaroso
A trapalhado
L ento
D oente
O fuscado

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms